Various Artists - Deep In Funk, vol. 1 (2014)
1 - Bosq Of Whiskey Barons feat. Mendee Ichikawa - Never Feel Cold - 4:56
2 - Cookin' On 3 Burners - Mango Skin - 4:11
3 - The Sound Stylistics - Homebrew - 3:54
4 - Diazpora - Funk Ain't Sitcom - 5:12
5 - Kings Go Forth - Get A Feeling - 2:36
6 - Basement Freaks - Gotta Make Me A Gun - 2:57
7 - Dumpstaphunk - Greasy Groceries - 4:16
8 - Lack Of Afro - When The Sun Goes Down - 3:30
9 - Shaolin Temple Defenders - Funky Chick - 2:45
10 - The Haggis Horns - The Bump - 3:51
11 - Deep Street Soul feat. Shirley Davis - Greenbacks - 2:51
12 - Diplomats of Solid Sound - Bailout! - 3:24
13 - Sugarman 3 - Dirty Water - 3:06
Baixar AQUI!
____________________________________________________________
"Deep funk" é o termo que descreve um subgênero do funk: quando se chega ao lado mais cru e pesado do negócio, propício para as pistas de dança mais frenéticas do mundo. Apesar do estilo já existir há bastante tempo (desde o fim dos anos 60, início dos 70, mais ou menos), ele tem ganhado bastante popularidade nos dias atuais. A coletânea que montamos pra vocês hoje tem como intuito justamente mostrar um pouco do que tem rolado no cenário do funk, deep funk, afrofunk, afrobeat, broken beat e acid jazz (estilos que têm mantido um diálogo intenso).
Começamos com o Bosq of Whiskey Barons, pseudônimo do produtor e multi-instrumentista Ben Woods. O cara coleciona grooves mundo a fora e põe neles uma roupagem nova, com a sua cara. Em parceria com diversos vocalistas do cenário funk, o Bosq of Whiskey Barons lançou ano passado o seu primeiro full-lenght. É direto do "Bosq y Orquesta de Madera" que saiu a faixa "Never Feel Cold", gravada junto com Mendee Ichikawa, do grupo Free Moral Agents.
Já Cookin' On 3 Burners vem lá do outro lado do mundo, da Austrália. Eles se definem como "o trio dos mais fortes fritadores de órgãos Hammond - juntando os pontos entre deep funk, raw soul, organ jazz e boogaloo." Formada em 97, a banda só foi gravar o seu primeiro disco em 2007 - e é justamente do "Baked, Broiled and Fried" que retiramos a faixa "Mango Skin". Em 2014, eles lançaram o seu terceiro disco de estúdio, "Blint Bet".
Direto do Reino Unido vem a The Sound Stylistics. O disco que contém "Homebrew", o aclamado "Play Deep Funk", foi gravado ainda em 2002, mas na época não foi lançado oficialmente. Muitas cópias ilegais circularam por aí antes que ele finalmente ganhasse o seu release oficial em 2007. Em 2009 os caras lançaram "Greasin' The Wheels", mas de lá pra cada, nada de novo saiu.
Diazpora dá mais uma demonstração de que o funk se espalhou pelo mundo: a banda foi formada na Alemanha. A banda une elementos de deep funk e acid jazz focando em grooves intensos. Desde o seu primeiro lançamento, o EP "Urban, de 2004", já lançaram 3 discos de estúdio e um EP, além de vários singles. Nossa faixa "Funk Ain't Sitcom" vem do álbum "Session II", lançado em 2012. Nesse ano, eles gravaram o disco "Step Up".
Kings Go Forth, por outro lado, tenta emular um retorno às harmonias vocais do soul dos anos 70, apesar de ainda manter o pé no funk. Formada em 2007 por Andy Noble, dono de uma loja de discos em Milwaukee, eles lançaram até agora apenas um disco: "The Outsiders Are Back", que saiu em 2010.
Os caras da Basement Freaks saíram do mundo dos DJs, fundindo o funk e a música eletrônica. George Fotiadis é o mentor dos Freaks e também chefe da gravadora Bombastic Jam. Com uma produção imensa, os caras já tem 3 discos lançados desde 2006, e mais uma porrada de compactos. "Gotta Make Me A Gun", nossa faixa escolhida, veio do álbum mais recente dos caras, "Funk From The Trunk", lançado no ano passado.
Voltando ao funk mais tradicional, nós temos a Dumpstaphunk, banda do lendário vocalista de Nova Orleans, Ivan Neville, dos Neville Brothers. Formada em 2003, eles já lançaram 3 álbuns. A faixa "Greasy Groceries" está no segundo deles, "Everybody Want Sum".
Lack of Afro, assim como no caso do Bosq of Whiskey Barons, é o pseudônimo do DJ Adam Gibbons. Na ativa desde 2006, o cara já gravou quatro discos, incluindo um este ano, chamado "Music For Adverts". A faixa "When The Sun Goes Down" vem do seu primeiro full-lenght, Press On, de 2007.
Vinda da França, nós temos a banda Shaolin Temple Defenders, que já está na ativa há 10 anos. Os caras já lançaram 3 álbuns próprios e mais um em parceria com Martha High, vocalista norte-americana cuja carreira começou ainda nos anos 60. "Funky Chick" está no "Enter The Temple", álbum de estreia dos Defenders, de 2006.
The Haggis Horns é um grupo britânico já experiente e que já tocou com muita gente, incluindo dois dos grandes nomes do blue eye soul recente: Amy Winehouse e Adele. Todavia, os caras têm uma carreira própria digna do mais puro respeito. Já lançaram dois álbuns e parece que tem mais um pra ser lançado ainda esse ano. Nossa faixa, "The Bump", vem do disco de estreia, "Hot Damm!", de 2007.
Temos também outra banda advinda da Austrália: Deep Street Soul. Formada em 2006, a banda começou como um grupo instrumental que prestava homenagem ao southern soul de gente graúda como os Meters e Booker T & The MG's. Em 2011, todavia, a vocalista "Mighty May" Johnston se juntou a banda, dando um novo toque ao som dos caras. Nesses quase 10 anos de carreira, já lançaram 3 discos. "Greenbacks", gravada em parceria com Shirley Davis, está no álbum homônimo de estreia, lançado em 2009.
Voltando aos Estados Unidos, temos a grande Diplomats of Solid Sound, formada em 1998 em Iowa. Com 5 discos na bagagem, os caras conseguiram refinar o seu e torná-lo, como o nome indica, bastante sólido. "Bailout!" está no último disco que banda lançou, "What Goes Around Comes Around", de 2010.
E pra finalizar essa nossa seleção de funk, temos outra banda americana formada ainda nos 90: The Sugarman 3. Formada pelo grande Neal Sugarman (que também integra os Dap-Kings, banda que acompanha a exuberante vocalista Sharon Jones), a banda já lançou 4 álbuns. "Dirty Waters", nossa faixa final, encontra-se no último lançamento deles, "What The World Nees Now", de 2012.
E por enquanto era isso, moçada. Qualquer dia depois da chuva, a gente organiza um segundo volume. Aproveitem que por ora ninguém fica parado!

Nenhum comentário:
Postar um comentário