Elf - Elf (1972) - 256kbps

1 - Hoochie Coochie Lady - 5:35
2 - First Avenue - 4:25
3 - Never More - 3:52
4 - I'm Coming Back For You - 3:29
5 - Sit Down Honey (Everything Will Be Alright) - 3:49
6 - Dixie Lee Junction - 5:11
7 - Love Me Like A Woman - 3:49
8 - Gambler, Gambler - 4:26
Baixar aqui!
_________________________________
Bastante gente conhece o Ronnie James Dio como um dos grandes nomes do hard rock e do metal mundial, bem como apreciam seus vocais poderosos e muitobem afinados. Mas, acho eu, pouca gente sabe sobre os primeiros trabalhos de Dio na música.

Sua carreira começa no final dos anos cinquenta em uma banda chamada The Vegas King, que logo virou Ronnie and the Rumblers. Nessa época, Dio (ainda) não era vocalista, ele era o baixista da banda. Com a saída do antigo vocalista e a mudança do nome da banda para Ronnie and The Red Caps (foto), Dio assume o posto de vocalista, ainda que sem abandonar o baixo.

Após lançar alguns singles, a banda passaria por outra mudança de nome. Eles viram Ronnie and the Prophets, formação que alcança algum sucesso e chega a gravar um álbum, além de vários singles. Em 67 a banda acaba, mas dela já nasce uma nova: os Electric Elves, que vira The Elves e em 69 finalmente é encurtado para Elf.

O grupo acabou se tornando conhecido como banda de abertura do Deep Purple. Os caras do Purple viram o Elf tocar em 72, e foi amor à primeira vista. Tanto é que quem produziu o primeiro disco da banda, o homônimo Elf, foram Roger Glover e Ian Paice.

Foi a partir daí que Ritchie Blackmore se torna familiar com o trabalho do Dio. Após sua saída do Deep Purple e do fim do Elf, Blackmore forma seu Rainbow, incoporando todos os músicos da antiga banda de Dio, exceto o guitarrista Steve Edwards. Embora os músicos tenham sido substituídos por Cozy Powell, Jimmy Bain e Tony Carey logo após a gravação do álbum Ritchie Blackmore's Rainbow.

Esta banda, na minha opinião, foi um dos pontos mais altos da carreira do cantor Ronnie James Dio. Apesar de gostar muito e reconhecer a importância do trabalho do vocalista no Rainbow, no Sabbath e também na sua própria carreira solo, devo admitir que sou muito chegado no som do Elf.

Ele é completamente diferente da carreira do Dio pós-Elf. Não é hard rock, mas sim blues rock. Imagino que esse seja um dos principais atrativos para mim. Um teclado que em vários momentos lembra a sonoridade ragtime, uma guitarra bem trabalhada e uma cozinha bacana, que sabe manter o ritmo animado da banda. Pra não falar do óbvio: a já conhecida qualidade de Ronnie James Dio.

Esse disco aqui, o primeiro, é o melhor deles, na minha opinião, apesar de os outros dois também serem muito bons. Aqui o Elf lança suas premissas de uma música enérgica, cativante e dançante. Ouçam com atenção Hoochie Coochie Lady, Dixie Lee Junction e Love Me Like A Woman. Prometo que vocês não vão se arrepender!
Curti o post Vacão, vou baixar! Valeu pela dica! :)
ResponderExcluir